sábado, 17 de abril de 2021

Como se faz um poema?

 Esther Proença Soares, Author at Fifties+

Para Esther Proença

 

Poetisa, como se faz um poema?

Um poema, meu filho, se faz com pequenas coisas

Faça uma lista das coisas que gosta!

Observe as pequenas coisas do seu dia-a-dia

 

Poetisa, me conta, como se faz um poema?

Veja, meu filho, veja aquele homem na rua

Com sua vara acende os lampiões a gás

Os candeeiros alumiando estas ruas de São Paulo, já molhadas pela garoa

 

Poetisa, me diga, como se faz um poema?

Ouça, meu filho, ouça

O traquear dos vermelhinhos mandados por Getúlio neste ano de 32

Que ora avoam por sobre a cidade, sem que os valentes gaviões de penacho, dos bravos paulistas, qualquer coisa possam fazer

 

Poetisa, poetisa, como se faz um poema?

Cheire, meu filho, cheire

Sinta o perfume das laranjeiras nos pomares frescos da Nove de Julho

Sinta o cheiro do capim-cidreira naquela touceira aqui do sítio

 

Poetisa, poetisa, vovozinha, como se faz um poema?

Prove, meu filho, prove

Se esbalde com esta bela macarronada que mamãe preparou

Não tenha cerimônia, você é de casa!

 

Poetisa, poetisa, vovozinha, professora, como se faz um poema?

Me abrace, meu filho, me abrace

Sinta a minha ternura, toque a minha humanidade

Abrace a vida, meu filho, abrace a vida!

A poesia está nas pequenas coisas, a poesia está na vida.


Nenhum comentário:

Postar um comentário